Situação do carcinoma prostático na realidade da saúde do homem em Pernambuco

  • Aline Arruda Silva Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Luciano Albuquerque Mello Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Erlene Ribeiro Santos Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau, Gerente da III Regional da Secretária de Saúde de Pernambuco.
Palavras-chave: Carcinoma prostático. Incidência. Saúde do homem

Resumo

 No estado de Pernambuco, para o ano de 2012 estimam-se 2.310 novos casos de carcinoma prostático, ultrapassando o número de ocorrências do câncer na mama e colo do útero. A pesquisa objetivou analisar a incidência de internações por CAP nas unidades de saúde no Estado de Pernambuco durante o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2011.  Foram identificados 164 casos de internações por CAP no estado, representando uma incidência de 0,0081%. A faixa etária de maior incidência foi a de 60 a 69 anos com 36,90%.  A I GERES, com sede em Recife, foi responsável por mais da metade das internações ocorridas, 58,6% dos casos. A incidência de óbitos nessa amostra foi de 7,30%. No ano de 2011 verificou-se uma diminuição no tempo de permanência nas internações acompanhada por uma baixa, também nos gastos com CAP neste ano. O aumento no número de internações transparece a elevação da morbidade por CAP pela crescente expectativa de vida da população pernambucana, além de ressaltar a, ainda deficiente, Política de Saúde do Homem com suas dificuldades na implementação dos programas de acolhimento e sensibilização sobre a prevenção do CAP, o que pode levar ao tardio diagnóstico e complicações nos sintomas, resultando em um aumento no tempo de internação e consequentemente uma diminuição na qualidade de vida da população masculina e idosa, além de onerar os custos com a doença.

Biografia do Autor

Aline Arruda Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau
Saúde do Homem, Sáude Pública.
Luciano Albuquerque Mello, Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau
Saúde do Homem, Sáude Pública.
Erlene Ribeiro Santos, Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau, Gerente da III Regional da Secretária de Saúde de Pernambuco.
Saúde do Homem, Sáude Pública.
Publicado
17-04-2013
Como Citar
1.
Silva A, Mello L, Santos E. Situação do carcinoma prostático na realidade da saúde do homem em Pernambuco. JMPHC [Internet]. 17abr.2013 [citado 23jul.2019];4(1):27-2. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/163