Sobre a Revista
O Journal of Management & Primary Health Care – JMPHC inicia suas atividades em 2010, com o foco na atenção primária à saúde, multi e interdisciplinar; é arbitrada por pares, pelo modelo duplo-cego e com sistema de publicação contínua (rolling pass). O conteúdo da revista está disponível com acesso aberto e livre. A revista é aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. O título abreviado da revista é J. Manag. Prim. Health Care, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
Classificação Capes (B3 - Qualis Capes 2019)O JMPHC está classificado para diversas áreas. Para conferir a classificação por área sugerimos a visita no site da Plataforma Sucupira (Qualis/Capes):
Fontes de indexaçãoDiadorim (desde 2011)
Política editorialMissão
O Journal of Management & Primary Health Care – JMPHC tem por missão promover a produção científica de qualidade e disseminar o conhecimento da área de atenção primária à saúde.
Visão
Ser uma publicação de qualidade científica reconhecida na área de atenção primária à saúde.
Ser uma publicação multidisciplinar, divulgando os diversos temas da área.
Oferecer subsídios científicos para auxiliar gestores de unidades e sistemas de saúde na tomada de decisão.
Consolidar a área de atenção primária à saúde e promover a permanente atualização das tendências do pensamento e de suas práticas.
Valores
Respeito a todos os atores envolvidos: editores, autores, revisores ad hoc, corpo técnico e leitores
Democratização do conhecimento.
Divulgação e socialização do conhecimento científico na área da atenção primária à saúde.
Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas científicas.
Colaboração na formação de profissionais na área da atenção primária à saúde.
Equidade regional da divulgação do conhecimento científico (manuscritos advindos das regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil tem prioridade no trâmite editorial).
Escopo
O JMPHC é dirigido a pesquisadores, estudiosos e profissionais que se dedicam aos temas relacionados à saúde pública, em geral, e à atenção primária, mais especificamente, publicando trabalhos inéditos de pesquisa original, ensaio crítico, revisão de literatura, relato de experiência, debate, resenha, comentário, nos idiomas português, inglês ou espanhol, de autores brasileiros e estrangeiros.
A revista conta com as seções: Artigo Original, Ensaio Crítico, Revisão de Literatura, Relato de Experiência, Artigo de Debate, Resenhas e Comentário.
Os manuscritos que se enquadrem nas seções Artigo Original, Ensaio Crítico, Revisão de Literatura e Relato de Experiência passam pelo processo duplo-cego de avaliação por pares, garantindo a qualidade científica dos textos divulgados.
Os manuscritos que se enquadram nas seções Artigo de Debate, Resenhas e Comentário, não passam pelo processo de avaliação, sendo os autores, nestes casos, convidados pela editoria a escreverem para a revista. Mesmo assim os autores devem adequar o formato do seu manuscrito às regras de submissão.
Publicada em versão eletrônica, o JMPHC adota o sistema de divulgação contínua (rolling pass) de trabalhos, acesso livre imediato ao seu conteúdo, pelo respeito ao princípio democrático de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público (via dourada).
Todos os autores deverão informar o número de registro do ORCiD*, ao submeter um manuscrito. Não serão aceitos autores sem registro.
*ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito, projetado para facilitar a troca de informações entre o pesquisador, as agências de financiamento, universidades e editoras, proporcionando atualização automática do registro da produção científica e sua validação pela integração entre Crossref (DOI), Data Cite e ORCiD, além da maior visibilidade das atividades e publicações.
Financiamento
Desde 02-08-2022, o JMPHC cobra taxa de publicação para os artigos aprovados, para o custeio da produção editorial, no valor atual de R$ 650,00
Questões éticas
O JMPHC baseia-se nas recomendações da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html) e do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org/).
Trabalhos que envolvam pessoas devem ter sido submetidos ao Comitê de Ética da instituição e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 2013, disponível em: https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human-subjects/).
Estatísticas da JMPHC
Submissões Recebidas: 791 (97/ano)
Submissões Aceitas: 570 (74/ano)
Submissões Recusadas: 173 (22/ano)
Submissões Recusadas (Rejeição na Entrada): 136 (24/ano)
Submissões Recusadas (Após Avaliação): 37 (6/ano)
Submissões Publicadas: 567 (83/ano)
Dias para a Primeira Decisão Editorial: 33
Dias para Aceitar: 72
Dias para Rejeitar: 135
Taxa de Aceitação: 72%
Taxa de Rejeição: 22%
Taxa de Rejeição na Entrada: 17%
Taxa de Rejeição após Avaliação: 5%