Redes de atenção à saúde e as demandas dos usuários pela Unidade de Pronto Atendimento: Conflitos e possibilidades

Autores

  • Greici Capellari Fabrizzio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Keli Cristina Marocco Enfermeira no Hospital Regional São Paulo
  • Daniela Savi Geremia Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lilian Cristina Galão da Costa Enfermeira na Prefeitura Municipal de Chapecó
  • Angelina de Mesquita Moreira Galupo Enfermeira na Prefeitura Municipal de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.572

Palavras-chave:

Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Emergências, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Este estudo buscou identificar o perfil das demandas pelo serviço de urgência e emergência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Chapecó/SC. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados secundários dos atendimentos realizados de abril a julho de 2014. Os dados foram analisados pelo software SPSS versão 20.0. Os resultados encontrados apontaram nos seis primeiros meses de funcionamento uma média de atendimentos médicos diários de 162,32, o esperado para uma UPA de porte II. Entretanto, a maioria das demandas dos usuários foi por serviços e cuidados que não se encaixam no escopo de atendimento. Observou-se o elevado número de atendimentos médicos por diagnósticos não emergenciais no serviço de média complexidade sendo em sua maioria classificados como causas sensíveis da atenção básica. Conclui-se que as demandas dos usuários da UPA representam conflitos frente a difícil compreensão do itinerário terapêutico que devem seguir na rede de atenção e serviços de saúde.

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

1.
Capellari Fabrizzio G, Marocco KC, Savi Geremia D, Galão da Costa LC, de Mesquita Moreira Galupo A. Redes de atenção à saúde e as demandas dos usuários pela Unidade de Pronto Atendimento: Conflitos e possibilidades. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de dezembro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];9. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/572

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