Vivências acadêmicas de graduandos em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.499Palavras-chave:
Estudantes de Ciências da Saúde, Educação Superior, Ajustamento Social.Resumo
A vivência acadêmica tem início com o ingresso do estudante na universidade e demanda, entre outros aspectos, adaptação a um novo modelo de educação que exige maior autonomia na construção do conhecimento e formação profissional por parte dos estudantes. Este período pode se tornar bastante difícil quando os alunos não conseguem se adaptar, de forma satisfatória, aos novos modos de aprendizagem e socialização, uma vez que a adaptação à universidade implica em várias mudanças, sejam relacionadas à acomodação de novos hábitos, ou à incorporação de novos comportamentos e conhecimentos. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar as vivências acadêmicas de estudantes matriculados no curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com estudantes matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas Gerais. Os alunos foram selecionados através de amostragem aleatória simples considerando todos os períodos do curso. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos autoaplicáveis: um questionário sociodemográfico e acadêmico e o Questionário de Vivência Acadêmica-reduzido (QVA-r). Os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 21.0. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição, aprovada conforme parecer nº 1.226.066 e realizada de acordo com os padrões éticos exigidos pela Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Participaram deste estudo 92 estudantes, a maioria do sexo feminino (88,0%), de cor branca (64,1%), com idade variando de 18 a 43 anos completos (média de 22,26 anos, mediana 22,0 anos, desvio-padrão 3,34 anos), estado civil solteiro (94,6%), procedentes do local da pesquisa (50,9%), sem vínculo empregatício (92,4%). Em relação às Vivências Acadêmicas, os melhores escores foram obtidos na dimensão Carreira (3,85), na dimensão Institucional (3,79) e na dimensão Interpessoal (3,77). Escores inferiores foram observados na dimensão Estudo (3,52) e na dimensão Pessoal (3,32). Os estudantes procedentes da cidade onde o estudo foi realizado apresentaram melhores escores de Vivências Acadêmicas na dimensão Institucional que os alunos procedentes de outras cidades, cujas diferenças foram estatisticamente significativas (p=0,04). As demais variáveis sociodemográficas e acadêmicas não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Os estudantes de enfermagem participantes deste estudo apresentaram melhor adaptação às vivências acadêmicas relacionadas ao seu envolvimento no curso e projeto vocacional, à satisfação com a instituição que frequentam, às atividades extracurriculares e ao relacionamento interpessoal. Em contrapartida, apresentaram maiores dificuldades de adaptação às variáveis pessoais e ao envolvimento no estudo ou aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura