Limitações do Estado Social Capitalista Contemporâneo
expropriações, acumulação, exploração e violência
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.980Palavras-chave:
Capitalismo, Violência, Exploração, ExpropriaçãoResumo
Esse texto apresenta três ideias: 1) O sentido dos direitos e das políticas sociais na conformação do Estado Social no capitalismo e o crescente aumento da exploração e a pauperização da classe trabalhadora e daqueles que conformam um exército de reserva ou a superpopulação relativa em suas diversas formas, e estão submetidos cotidianamente aos processos de violentas expropriações de direitos; 2) A Condição do Estado Social no Brasil Hoje, nesse contexto de ajuste fiscal permanente, intensificado após o golpe de 2016 e após as eleições de 2018, que vem corroendo os direitos e políticas sociais conquistados em anos recentes, especialmente após a Constituição Federal de 1988; e 3) o sentido e importância da resistência e luta da classe trabalhadora na defesa de direitos, nesse contexto tão bárbaro, que exige que não nos calemos e nem nos curvemos diante das ameaças reacionárias e da imposição do medo
Downloads
Referências
Marx K. Les crises du capitalisme. Bensaïd D, préface. Paris: Éditions Demopolis; 2009.
Marx K. A assim chamada acumulação primitiva. Vol. 1, Lv, 1, Tomo 2, O capital. São Paulo: Victor Civita; 1984. (Coleção os economistas).
Fernandes F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4a ed. São Paulo: Global Editora; 2009.
Mandel E. O capitalismo tardio. São Paulo: Nova Cultural; 1982.
Mandel E. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Editora Ensaio; 1990.
Pachukanis EB. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Boitempo; 2017.
Mascaro AL. Apresentação ao dossiê marxismo e direito. Rev Margem Esquerda. 2018;(30):9-10.
Marx K. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto da madeira. São Paulo: Boitempo; 2017.
Bensaïd D. Os despossuídos: Karl Marx, os ladrões de madeira e o direito dos pobres: apresentação. In: Marx K. Os Despossuídos. debates sobre a lei referente ao furto da madeira. São Paulo; Boitempo; 2017.
Fontes V. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; 2010.
Polanyi K. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus: 2000.
Boschetti I. Assistência social e trabalho no capitalismo. São Paulo: Ed. Cortez; 2016.
Boschetti I. Dívida pública e expropriação social. Rev Advir. 2017 [acesso 2018 dez 8];(36):37-49. Disponível: https://www.asduerj.org.br/images/advir/pdf_revista/ADVIR36comp2.pdf
Behring E. Crise do capital, fundo público e valor. In: Boschetti I, Behring E, Santos M, Santos SMM, organizadores. Capitalismo em crise: política social e direitos. São Paulo: Cortez; 2010.
Behring E. Estado no capitalismo: notas para uma leitura crítica do Brasil recente. In Boschetti I, Behring ER, Lima RLL. Marxismos, política social e direitos. São Paulo: Editora Cortez; 2018.
Teixeira S, Boschetti I. O fardo do radical ajuste fiscal para a classe trabalhadora sob a ótica das despesas do orçamento da seguridade social. Anais XVI Encontro Nac Pesqui Servico Soc. 2018;16(1):1-17. Disponível: https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22082.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura