A formação acadêmica do nutricionista em saúde coletiva: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.455Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Educação Popular, Formação do nutricionista, Saúde Coletiva, Educação em saúde.Resumo
Os desafios envolvidos com a formação do profissional nutricionista em saúde coletiva, ocupa papel relevante em sua trajetória acadêmica, visto a atual realidade de saúde da população brasileira, que exige um profissional generalista que considere a complexidade desse cenário, e que esteja pronto para atender as demandas individuais e coletivas. Sendo assim, é imperativo que as instituições acadêmicas repensem suas práticas de ensino, para de fato contribuir com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro de uma perspectiva do atendimento integral e humanizado, em equipes multidisciplinares. Relatar como uma disciplina do curso de graduação em Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, busca iniciar a formação dos estudantes em nutrição, atendendo as recomendações presentes no Consenso sobre Habilidades e Competências do Nutricionista no âmbito da Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência da disciplina “Saúde da Comunidade I” oferecida aos estudantes de primeiro período do curso de Nutrição da UFRJ. Para construção deste trabalho utilizou-se como referência o consenso sobre as competências e habilidades necessárias ao profissional de saúde coletiva, publicado em 2013 pelo Observatório de Políticas e Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN). A disciplina “Saúde da Comunidade I” possui carga horária majoritariamente prática e envolve campos de atuação da atenção básica, como a Estratégia de Saúde da Família (ESF), e da proteção básica, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do município de Macaé. Os principais aspectos abordados nos campos práticos são: território, população adstrita, ações desenvolvidas pelos serviços, trabalho em equipe, educação popular em saúde, e visitas domiciliares. A vivência dos alunos nesses serviços, possibilita que os mesmos se aproximem da realidade e conheçam as demandas, potencialidades e dificuldades do trabalho em equipe nos serviços. De acordo com o consenso, deve-se estimular a inserção dos alunos de graduação em campos práticos, o mais precocemente possível durante o curso, para construção de conhecimento e para integração serviço-ensino. Diante disso, a disciplina pauta-se em uma abordagem pedagógica inovadora, crítica, que busca, aliada a demais disciplinas do curso, formar estudantes capazes de prestar atendimento integral e humanizado, de trabalhar em equipe, e de atender demandas individuais e coletivas do território no qual estarão inseridos. Disciplinas, como a Saúde da Comunidade I, aqui apresentada, buscam reparar lacunas entre a formação do aluno e o perfil de competências necessárias para atuação no SUS. O consenso sobre as habilidades e competências do nutricionista para saúde coletiva é referência importante a ser analisada pelos docentes, para que suas recomendações sejam contempladas nos cursos, a fim de que de fato se possa formar um profissional generalista, dentro de uma perspectiva mais complexa e humanizada e menos biologicista, e que fomente no profissional a vontade de “ser mais”.
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- Termo de transferência de Direitos Autorais
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- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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