Educação e saúde: espaços de encontro
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.477Palavras-chave:
Educação em saúde, saúde coletiva, promoção saúde.Resumo
A educação em saúde constitui-se em uma ferramenta para viabilização de ações direcionadas à promoção e prevenção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades. A educação em saúde possui característica transformadora se considerada a corresponsabilização do individuo, família e/ou comunidade e a interação entre o individuo e profissional propiciando troca de saberes. As diretrizes Nacionais dos cursos da área de saúde preconizam a necessidade de formação de profissionais capazes de desenvolver novas tecnologias para educação em saúde, valorizar e implementar ações que visem a melhoria da qualidade de vida; constituindo assim, um desafio para os profissionais da área. Desta forma, o projeto em questão possui extrema relevância, onde a aproximação dos acadêmicos com ações preconizadas pela política de saúde atual. Desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde por meio de estratégias de educação em saúde contribuindo na qualidade de vida dos indivíduos. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido desde agosto de 2015, por professores e acadêmicos dos cursos de medicina e enfermagem. São instituições parceiras: Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu; Divisão de Assistência, Recuperação, Educação e Integração (DAREI); Asilo São Vicente de Paula; Centro de Atenção à Família do Bairro São Francisco de Assis. As ações foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: 1) Diagnóstico e planejamento de estratégia juntamente com instituição parceira e/ou comunidade. 2) Execução da atividade de acordo com planejamento realizado. 3) Avaliação da proposta desenvolvida. Durante 01 (um) ano de realização do projeto foram desenvolvidas ações de educação em saúde direcionadas para idosos de instituição de longa permanência, crianças residentes em instituição assistencial, e adultos pertencentes a uma comunidade. Foram temas das estratégias desenvolvidas: higiene pessoal, autoestima e prevenção de doenças crônicas e suas complicações. As avaliações das intervenções realizadas demonstraram que a aproximação com a realidade do público alvo e a utilização de tecnologias interativas é de fundamental importância para a construção do processo de aprendizagem. A realização de ações com indivíduos de diferentes faixas etárias propiciou o planejamento e execução de ações diferenciadas e direcionadas a cada grupo especifico. Á interação entre os acadêmicos e sujeitos é um ponto forte na criação do vínculo durante o processo de cuidar. As estratégias foram realizadas por meio de: teatros, músicas, apresentações, trabalhos manuais, entre outros. A proximidade das ações acadêmicas com a realidade e o contexto da comunidade é de fundamental importância para ambos, e esta encontra-se prevista nas diretrizes curriculares dos cursos na área da saúde, assim como nas normativas do Sistema Único de Saúde (SUS). A educação em saúde constitui-se em estratégia capaz de contribuir para desencadear este processo, de maneira construtiva e interativa, produzindo reflexão e aprendizado para comunidade de maneira geral, para acadêmicos e professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura