Atuação do enfermeiro como educador em saúde junto às mulheres rurais
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.337Palavras-chave:
Mulher rural, Educação, Saúde.Resumo
As mulheres sempre exerceram o papel de cuidadora do lar, provendo a alimentação e assumindo o cuidado com os filhos, quando não, da comunidade. Diante do exposto, percebe-se que a mulher rural, no contexto histórico-cultural, com a responsabilidade de gerar, criar, educar e trabalhar constrói sua visão de mundo. Seus hábitos de vida diária refletem sua condição de saúde, doença e de envelhecimento. Ela trabalha ao lado do marido e filhos na lavoura, exercendo também atividades dentro do lar. Pensando nisso, estudos têm investigado este tema, entretanto, ainda existem muitas lacunas no que concerne ao cuidado em saúde da mulher rural. Por este fato, um estudo voltado à análise de saúde de tal clientela se justifica. Logo, o objetivo propõe identificar ações do enfermeiro correlatas à educação em saúde na prevenção de doenças e agravos em mulheres rurais. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, integrando a análise de materiais obtidos por meio de consulta aos Descritores em Ciências e Saúde, sendo diferentes bases de dados acessadas a fim de nortear esta pesquisa. Os resultados evidenciados demonstram que a população rural, no tratamento das mulheres, ainda é defasado, sendo que a promoção e prevenção em saúde não tem ocorrido de maneira efetiva. Foi observado que as Equipes de Saúde da Família, bem como os profissionais de enfermagem devem estar aptos a lidar com diferentes contextos, acolhendo e motivando as diversas populações a buscarem os diferentes tipos de atendimento em saúde. Além disso, a mulher rural ainda apresenta crenças que precisam ser desmistificadas, dando espaço a novas técnicas de cuidado em saúde. As relações sociais, no que diz respeito aos critérios de gênero, são compreendidas nesta pesquisa como relações hierarquizadas, ou seja, relações desiguais que se orientam a partir da dominação masculina sobre a atuação feminina. Além disso, o processo de produção er efetivadas a fim de possibilitar atendimento integral das mulheres rurais. Logo, a atuação diretiva dos mecanismos de saúde no cuidado da mulher rural deve abranger o nível de promoção de saúde e prevenção de doenças. Isso se dá por meio da atuação da ESF e do NASF, uma vez que são mecanismos que integram ações de saúde desenvolvidas por meio de grupos operativos, orientações domiciliares e na unidade de saúde, como também ações diretivas de promoção e prevenção, sendo o enfermeiro, neste contexto, um facilitador do processo de orientação e educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura