Adaptação curricular para alunos com síndrome de Down

percepção de professores

Autores

  • Juliana Santos Ribeiro
  • Najra Danny Pereira Lima
  • Mayanny Silva Lima
  • Thalia Costa Medeiros
  • Gilma Sannyelle Silva Rocha
  • Thais Costa Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v10i0.953

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Especial, Currículo

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos professores sobre adaptação curricular para alunos com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo de campo de natureza aplicada, avaliativo, exploratório, com abordagem qualitativa. Para tanto utilizar-se á os seguintes critérios de inclusão: ser professor e atuar em salas de aulas regulares do ensino fundamental e aceitar de livre e espontânea vontade participar desta pesquisa. Serão excluídos os docentes que não estiverem em concordância com pelo menos um dos itens supracitados. Diante disto os riscos previstos neste estudo são:  que os professores possam se sentir incapazes e inertes por não conhecerem muito sobre a temática, serem exposto sobre algo que não tenham conhecimento e não saiba responder. O estudo contou com a participação de 50 professores que responderam ao questionário. Logo, foi feito uma tabela contendo os dados sociodemográfico. Nota-se que os profissionais têm pouco conhecimento sobre as características do aluno com Síndrome de Down e que em sua maioria tem dúvidas acerca da adaptação curricular para alunos com SD.   Portanto, é perceptível a falta de conhecimento dos profissionais sobre o tema e o quanto é necessário a qualificação dos profissionais da rede de ensino para atenderem as diversas demandas em sala de aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayanny Silva Lima

Mayanny da Silva Lima, Enfermeira, formada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, Pós graduanda pela Instituição Athena.

Referências

Luiz FMR, Bertoli OS, Floria-Santos M, Nascimento LC. A inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Rev Bras Educ Espec. 2008; 14(3):497-508. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300011.

Mendonça FRL. Experiência de professoras de educação infantil no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down [tese] Ribeirão Preto, SP; 2011.

Vivodic M. A inclusão escolar de crianças com síndrome de Down. 7a ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2013 [citado 6 out. 2018]. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156511/000898710.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Oliveira Filho ÉA. Síndrome de Down. [s.l.]: ABC da Saúde: [s.d] [citado 4 jun. 2019]. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/pediatria/sindrome-de-down.

Azevedo APS, Damk AS. A criança com síndrome de Down: o sentido da inclusão no contexto da exclusão. Rev Educ Especial. 2017;30(57):103-14. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X17862.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. [s.l.:s.n.], 2016 [citado 5 maio 2019]. Disponível em: http:// www.ibge.gov.br/cidades.

Luciano RV, Pfeifer LI, Panuncio-Pinto MA, Anhão PPG, Santos JLF. Interação social de crianças pré-escolares com síndrome de Down. Rev NUFEN. 2011[acesso 2 set. 2018];1(2):97-115. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000200006&lng=pt&tlng=pt.

Santos FJS. Escolarização e currículo: considerações no campo das deficiências [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-111113/publico/FABIO_JUNIO_DA_SILVA_SANTOS_rev.pdf.

Dias IR, Drago R. A criança com síndrome de Down e a transição educação infantil-ensino fundamental. Paper apresentado no: 5° seminário nacional de educação especial.16°seminário capixaba de educação inclusiva; 17-20 set. 2018 [citado 25 maio 2018]; Vitória, ES. Disponível em: www.periodicos.ufes.br/SNEE/article/download/23959/16482.

Dalbosco M, Rocha MM. Adaptação curricular como instrumento na formação continuada de pedagogos. [Curitiba, PR]: Secretária de Educação do Paraná; 2016 [citado 20 maio 2019]. (vol. 1). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_edespecial_unioeste_marinesdalbosco.pdf.

Aranha MSF. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2011. Disponível em portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/construindo.pdf.

Dantas DCL. A inclusão da pessoa com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso (tese). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2012 [citado 5 jun. 2019]. Disponível em: http://ppged.ufrn.br/arquivos/teses_dissertacoes/teses%20-%202012/DULCIANA%20DE%20CARVALHO%20LOPES%20DANTAS.pdf.

Pletsch MD. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar Rev. (33):143-56. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010.

Santos CD. A inclusão de crianças com síndrome de Down: práticas pedagógicas e afetividade [monografia]. [s.l.]: Centro Universitário Do Sul De Minas; 2017. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/60

Catafesta JAJ. Educação escolar da criança com síndrome De Down [monografia]. Medianeira, PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2013 [citado 12 maio 2019]. Disponível em: http://docplayer.com.br/7092407-Educacao-escolar-da-crianca-com-sindrome-de-down.html.

Lopes E. Adequação curricular: um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectual [dissertação]. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina; 2010 [citado 12 maio 2019]. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2010/2010%20-%20LOPES,%20Esther.pdf

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

1.
Ribeiro JS, Pereira Lima ND, Lima MS, Medeiros TC, Rocha GSS, Medeiros TC. Adaptação curricular para alunos com síndrome de Down: percepção de professores. J Manag Prim Health Care [Internet]. 20º de setembro de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];10. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/953

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.