Planejamento de uma atividade de Educação Interprofissional para as profissões da saúde

Autores

  • Ana Paula Griggio UFSCAR
  • Vivian Aline Mininel UFSCAR
  • Heloise Lima Fernandes Agreli USP
  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.691

Resumo

Introdução: Investir na formação dos profissionais por meio da educação interprofissional e  da prática colaborativa qualifica-os para a assistência integral às necessidades de saúde dos indivíduos, considerando o trabalho como um determinante de saúde. Objetivo: Descrever a etapa de planejamento de uma atividade intitulada “Educação Interprofissional para atenção  à saúde do trabalhador na Atenção Primária à Saúde”. Método: Alicerçado na Pesquisa- Ação, o planejamento foi desenvolvido em uma instituição federal de ensino superior do Estado de São Paulo em formato de oficinas, que contaram com a participação de um moderador, um observador, seis docentes (duas fisioterapeutas, uma educadora física e três enfermeiras), uma estudante de graduação e uma estudante de pós-graduação. Os dados foram coletados em um diário de campo. Resultados: As oficinas possibilitaram a definição de: (1) Competências profissionais comuns: Compreender o modelo de atenção à saúde, embasado na integralidade e nas necessidades em saúde individuais e coletivas; Compreender o trabalho como determinante social do processo saúde-doença; Identificar atitudes que provoquem mudanças na prática profissional, compreendendo a influência do trabalho no adoecimento; (2) Objetivos de aprendizagem: Sensibilizar sobre o papel dos diferentes profissionais na APS com ênfase na saúde do trabalhador, Compreender a determinação social do processo saúde-doença; Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe; Reconhecer o perfil epidemiológico e produtivo; Compreender a estrutura da RAS; Compreender as ações e avanços no campo da saúde do trabalhador na APS; (3) Estratégias pedagógicas: Metodologias ativas de aprendizagem, considerando a centralidade do aluno em seu desenvolvimento; (4) Estratégia de avaliação: Desenvolvimento de um estudo de  caso sobre o cuidado interprofissional de um trabalhador na RAS. Conclusão:  O planejamento resultou em uma atividade consistente, concebida por múltiplas experiências, conhecimentos e perspectivas, potencializando a integralidade do cuidado.

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Publicado

19-09-2018

Como Citar

1.
Griggio AP, Mininel VA, Agreli HLF, da Silva JAM. Planejamento de uma atividade de Educação Interprofissional para as profissões da saúde. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 3º de dezembro de 2024];8(3):93-. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/691