Reativação do Centro Acadêmico e sua importância na discussão da reforma da grade curricular do curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa

Autores

  • Alice Corinne Martins Alves Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana de Souza Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Naycelle Aparecida Gomes Ribeiro Universidade Federal de Viçosa
  • Lucas Calderano dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Marina Gregório Machado Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.330

Palavras-chave:

Centro Acadêmico, Movimento Estudantil, Saúde-Pública

Resumo

Desde o fim de 2015 vem sendo idealizado por estudantes do curso de Nutrição, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, a reabertura do Centro Acadêmico de Nutrição. Um Centro Acadêmico (CA) representa uma forma de reivindicação e representatividade dos acadêmicos nas decisões relacionadas ao curso, além de ser uma forma de trabalho do pensamento crítico e politizado, sendo essas características importantes para a formação de um profissional capaz de trazer mudanças para a sociedade em que está inserido. No dia 24 de junho de 2016 uma chapa, composta por 5 alunos da graduação em períodos diferentes, foi eleita com 99% de aprovação. A reativação do CA foi objetivada a fim de despertar o pensamento crítico e senso político nos alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Foram realizadas pesquisas sobre os direitos estudantis, deveres e afazeres de um Centro Acadêmico, assembleias junto aos estudantes, reuniões com docentes e também uma reunião com participação de outros Centros Acadêmicos dos cursos de Cooperativismo, Direito, Enfermagem e Medicina. Tem-se como lema político: Abraçar todas as ideias para melhoria do curso, da universidade e principalmente da comunidade. Objetiva-se apresentar soluções aos problemas acadêmicos e estar disponível para atender e representar todos os estudantes. O levantamento de intervenções faz parte do processo de politização e formação de um cidadão mais ativo. Após a eleição a equipe continuou se estruturando para que as propostas sejam realizadas, a fim de se organizar de forma harmônica e utilizar de recursos humanos para otimização do trabalho. Definiram-se os valores: sentido, transparência, representatividade e integralidade, para que a reativação possa ser um legado de luta e voz ativa que possa expressar os verdadeiros anseios dos jovens universitários. Realizações e conquistas sintetizam o progresso adotado, e a maior conquista que a Chapa Metamorfose busca é a formação de um profissional formado para o SUS, além da formação de um cidadão global, integral e ativo, através da participação junto aos docentes no processo de reforma da matriz curricular à fim de compartilhar o conhecimento cientifico com a comunidade viçosense, possibilitando o aprendizado do aluno quanto a relação profissional-paciente e a transformação do cenário assistencialista pontual. Desta maneira, é um anseio iniciar um processo de mudança na participação, antes tímida e passiva do graduando, para uma participação ativa, política, crítica e representativa para que seja possível aumentar a formação de profissionais dotados de uma visão holística que produza mudanças efetivas na sociedade, atuando dentro da saúde pública para melhorar a qualidade de vida da população viçosense e brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-01-2017

Como Citar

1.
Alves ACM, Faria M de S, Ribeiro NAG, dos Santos LC, Silva MGM. Reativação do Centro Acadêmico e sua importância na discussão da reforma da grade curricular do curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa. J Manag Prim Health Care [Internet]. 5º de janeiro de 2017 [citado 23º de novembro de 2024];7(1):14-. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/330

Edição

Seção

Seminários, Simpósios e Mesas Redondas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.