Adaptação curricular para alunos com síndrome de Down

percepção de professores

Autores

  • Juliana Santos Ribeiro
  • Najra Danny Pereira Lima
  • Mayanny Silva Lima
  • Thalia Costa Medeiros
  • Gilma Sannyelle Silva Rocha
  • Thais Costa Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v10i0.953

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Especial, Currículo

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos professores sobre adaptação curricular para alunos com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo de campo de natureza aplicada, avaliativo, exploratório, com abordagem qualitativa. Para tanto utilizar-se á os seguintes critérios de inclusão: ser professor e atuar em salas de aulas regulares do ensino fundamental e aceitar de livre e espontânea vontade participar desta pesquisa. Serão excluídos os docentes que não estiverem em concordância com pelo menos um dos itens supracitados. Diante disto os riscos previstos neste estudo são:  que os professores possam se sentir incapazes e inertes por não conhecerem muito sobre a temática, serem exposto sobre algo que não tenham conhecimento e não saiba responder. O estudo contou com a participação de 50 professores que responderam ao questionário. Logo, foi feito uma tabela contendo os dados sociodemográfico. Nota-se que os profissionais têm pouco conhecimento sobre as características do aluno com Síndrome de Down e que em sua maioria tem dúvidas acerca da adaptação curricular para alunos com SD.   Portanto, é perceptível a falta de conhecimento dos profissionais sobre o tema e o quanto é necessário a qualificação dos profissionais da rede de ensino para atenderem as diversas demandas em sala de aulas.

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Biografia do Autor

Mayanny Silva Lima

Mayanny da Silva Lima, Enfermeira, formada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, Pós graduanda pela Instituição Athena.

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Publicado

20-09-2019

Como Citar

1.
Ribeiro JS, Pereira Lima ND, Lima MS, Medeiros TC, Rocha GSS, Medeiros TC. Adaptação curricular para alunos com síndrome de Down: percepção de professores. J Manag Prim Health Care [Internet]. 20º de setembro de 2019 [citado 29º de fevereiro de 2024];10. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/953