Competência cultural na atenção primária: algumas considerações

Autores

  • Renata Fiúza Damasceno Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.435

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Competência cultural, Sistema Único de Saúde.

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar algumas considerações sobre competência cultural na Atenção Primária à Saúde enquanto atributo responsável por qualificar suas ações. No Brasil, uma vez que a Atenção Primária à Saúde deve ser desenvolvida próxima da vida das pessoas, para produção do cuidado e da atenção integral, torna-se necessário que os profissionais que atuam nesse ponto de atenção considerem o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, visto a grande influência que exercem os universos social e cultural sobre a adoção de comportamentos de prevenção ou de risco e sobre a utilização dos serviços de saúde. Sendo assim, é necessário, no âmbito do Sistema Único de Saúde, discutir estratégias para aumentar a competência cultural do profissional que atua na Atenção Primária à Saúde, independente do seu nível de escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Fiúza Damasceno, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Mestranda em Ciência da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde/SRS, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família, Didática e Metodologia do Ensino Superior e Enfermagem do Trabalho. Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

1.
Damasceno RF, da Silva PLN. Competência cultural na atenção primária: algumas considerações. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de dezembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];9. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/435

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>