Avaliação do uso de Mapas Conceituais e Ambiente Virtual como estratégias complementares no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Gabriela do Nascimento Cândido Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula da Cruz Peniche Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sheridan Ayessa Ferreira de Brito Universidade Federal de Minas Gerais
  • Janice Henriques da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Megale de Almeida Leite Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.405

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Ensino-aprendizagem, Anatomia humana.

Resumo

Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem tem em comum a disciplina Anatomia que é indispensável para ambas profissões. Esta disciplina apresenta conteúdo extenso que demanda do aluno alta capacidade interpretativa, tornando necessário inovar em metodologias que otimizem o ensino. A metodologia de Mapas Conceituais (MCs) foi desenvolvida por Novak e colaboradores e é fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Segundo essa teoria o processo de aprendizagem é mais eficaz quando ocorre a ligação entre conceitos pré existentes na estrutura cognitiva do aluno com os conceitos recém adquiridos, permitindo a interação entre esse conceitos de forma que os novos conceitos adquiram significado e os conceitos prévios recebam novos significados. Desta forma, este trabalho avaliou a percepção dos discentes quanto implementação da metodologia MCs que visava tornar mais efetivo processo de ensino-aprendizagem na disciplina Anatomia Humana. A metodologia de MCs foi implementada nas disciplinas Anatomia Humana dos cursos Fisioterapia e Enfermagem da UFMG, como estratégia complementar de ensino, durante o primeiro e segundo semestres de 2015. Este trabalho faz parte de um projeto que contou com professores do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas e monitores voluntários e bolsistas. Para construir os MCs os graduandos contavam com auxílio de monitores, ex alunos da disciplina que também desenvolveram MCs, e de um ambiente virtual. Os MCs poderiam ser feitos através softwares, sendo o mais utilizado o CmapTools. O ambiente virtual utilizado para implementação do projeto foi uma metaturma criada na plataforma MOODLE da UFMG. Ao final do semestre eles responderam a um questionário voluntarialmente, ao qual avaliavam o projeto, as monitorias, o ambiente virtual e a metodologia de MCs e preenchiam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise deste questionário foi utilizado o software IBM SPSS Statistics 20. Dentre os alunos que responderam, foi perceptível que a maioria ainda não haviam tido contato com a metodologia MC (entre 60% e 80%). Quanto a influencia dos MC de ensino aprendizagem, também se percebe positividade quanto ao uso (70% e aproximadamente 55%). A respeito das orientações dadas para compreensão da metodologia, respostas positivas em ambas as turmas (55% e 70%). Quanto à necessidade das monitorias para evolução do projeto, os alunos de Enfermagem responderam Parcialmente e os alunos de Fisioterapia Sim e Parcialmente. Quando questionados sobre a influência do ambiente virtual sobre a aplicação da metodologia, ambos a resposta foi Sim, Não houve dificuldade para elaboração dos MCs. Em síntese, constatou-se que MCs podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem, visando então que a metodologia se fez eficiente ao coadjuvar os alunos na compreensão do conteúdo teórico-prático da disciplina Anatomia Humana. E por fim, a maioria dos alunos relatou que os MC auxiliaram na compreensão da disciplina Anatomia Humana em ambos os cursos.

 

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Biografia do Autor

Gabriela do Nascimento Cândido, Universidade Federal de Minas Gerais

 

 

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Publicado

05-01-2017

Como Citar

1.
Cândido G do N, Peniche P da C, de Brito SAF, da Silva JH, Leite CM de A. Avaliação do uso de Mapas Conceituais e Ambiente Virtual como estratégias complementares no processo de ensino-aprendizagem. J Manag Prim Health Care [Internet]. 5º de janeiro de 2017 [citado 26º de dezembro de 2024];7(1):79-. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/405

Edição

Seção

Seminários, Simpósios e Mesas Redondas

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