A resolutividade da prática de grupos educativos por enfermeiros na atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.388Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Pé diabético, Atenção primária.Resumo
A diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico crônico, comum nos consultórios da atenção primária do Rio de Janeiro. Caracterizada pela disfunção metabólica da glicose, é responsável pelo desenvolvimento de neuropatias que configura o principal fator causal de ulcerações e amputações ocasionando prejuízos tanto emocionais ao usuário quanto financeiro ao município. Nesse sentido, é fundamental que durante o atendimento ao usuário diabético na atenção primária garanta não só o controle clínico da glicemia, mas também a vigilância dos pés através do exame clínico. No entanto, diante do elevado ritmo de atendimentos, por vezes a avaliação dos pés nem sempre é realizada durante a consulta. Dessa forma, é necessário que a equipe técnica lance mão de outras estratégias de abordagem aos usuários, de modo a garantir a abordagem integral e preventiva. Descrever a experiência de um grupo sobre pé diabético realizado em uma Unidade Básica de Saúde. A partir da discussão em uma reunião de equipe a respeito de grupos que devem ser prioritários, identificou-se a necessidade de se realizar um grupo de pé diabético. O grupo contou com onze usuários, sendo a oito mulheres e três homens, com faixa etária entre 40 e 80 anos. O grupo aconteceu em uma Clínica da Família, localizada no bairro Penha, no município do Rio de Janeiro. A atividade foi coordenada por duas enfermeiras residentes contando com o apoio de um agente comunitário de saúde, em uma quinta-feira no mês de junho de 10h00min ás 12h00min. A atividade foi separada em dois momentos: o primeiro com uma apresentação de slides estimulando a participação dos usuários, trazendo questões pertinentes da diabetes, ressaltando as complicações e orientações a respeito dos cuidados com os pés, estimulando principalmente o autocuidado. O segundo momento foi contemplado pela avaliação dos pés através do teste de sensibilidade, utilizando os monofilamentos. Os usuários mostraram-se interessados pelo assunto, participando, trazendo dúvidas e contribuições de experiências vivenciadas. Ao final todos aceitaram realizar o teste de sensibilidade, uma vez que perceberam a importância do cuidado com os pés para impedir complicações evitáveis e além disso, pudemos identificar aqueles que apresentaram alguma perda da sensibilidade. É notório que a prevenção por meio do exame frequente dos pés de pessoas com diabetes, que pode ser realizado tanto pelo médico como pela enfermeira, é de vital importância para a redução das complicações. Além disso, se torna evidente a importância do rastreamento das pessoas com diabetes, para identificar as com maior risco para ulceração nos pés, que podem se beneficiar com as orientações profiláticas, incluindo o estímulo ao autocuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura