Associação entre fatores sociodemográficos e a prevalência do aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.382Palavras-chave:
Fatores Sociodemográficos, Aleitamento Materno, Lactente.Resumo
O leite materno é considerado alimento completo e ideal para a alimentação ótima das crianças. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o mesmo seja ofertado de forma exclusiva até o sexto mês e de forma complementar até os 2 anos ou mais. Entretanto, existem diversos fatores socioeconômicos que podem influenciar a execução desta prática, dentre os quais se destacam a baixa escolaridade, idade materna, condições de parto ou falta de informação decorrente a não realização do pré-natal, pouca disponibilidade de tempo e, ou, falta de apoio psicológico e emocional, fato estes que justificam a realização deste trabalho. Avaliar a associação entre fatores sociodemográficos e a prevalência do aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida. Estudo transversal com 226 crianças de Viçosa-MG. Durante entrevistas realizadas com os responsáveis foi aplicado um questionário semiestruturado contendo questões referentes à situação sociodemográfica. Para a classificação do tipo de aleitamento materno (exclusivo, predominante, complementar e misto), utilizou-se as definições adotadas pelo Ministério da Saúde. As análises foram realizadas utilizando o software Stata versão 10.0. Na análise bivariada estimou-se a razão de prevalência e intervalo de confiança pela Regressão de Poisson com variância robusta, sendo as variáveis com valor de p<0,20 incluídas no modelo múltiplo. A prevalência de aleitamento materno exclusivo no primeiro mês foi de 45,6%. Após a análise múltipla, o chefe da família e a sua escolaridade se associaram com o aleitamento materno exclusivo, de modo que filhos de chefe com maior escolaridade (RP=0,55; IC95%:0,42 – 0,73) apresentaram menor prevalência de aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida. Conclui-se que a prevalência de aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida é baixa. Quando o chefe da família é o marido há maior prevalência do aleitamento materno de forma exclusiva no primeiro mês, fato este que pode estar relacionado a não preocupação materna em voltar a trabalhar para sustentar a família. No que se refere à escolaridade, percebeu-se que quando esta é maior ou igual a nove anos, o aleitamento materno exclusivo neste período é mais frequente, tal situação mostra a importância do conhecimento familiar sobre os benefícios da prática do aleitamento materno, o qual torna-se mais acessível quando há maior escolaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura