Educação alimentar e nutricional: estratégia de intervenção com docentes do ensino infantil.
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.371Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Infância.Resumo
Promoção de saúde com crianças requer ações que incluam atividades educativas específicas para faixa etária e nível de compreensão cognitiva. O professor é reconhecido como modelo estimulador na inserção de hábitos saudáveis. Assim dessa forma, esses profissionais devem se conscientizar de sua importância na construção de hábitos alimentares adequados na infância. Capacitar os docentes de ensino infantil por meio da educação alimentar e nutricional, a fim de promover o conhecimento apropriado no ambiente escolar. Trata-se de um estudo de intervenção, cuja amostra foi composta por 8 docentes de uma escola privada que atende crianças com idades de 2 a 6 anos. O estudo foi desenvolvido em 3 etapas: no primeiro momento avaliou-se o grau de conhecimento dos docentes em relação ao tema alimentação e nutrição, utilizando-se questionário elaborado por Macedo et al. (2008) e dinâmica denominada “Pirâmide em Branco”, na qual os professores preencheram uma pirâmide alimentar com os alimentos, que estes julgaram ser saudáveis. Na segunda etapa realizou-se capacitação com os professores referente às noções básicas de nutrição e a dinâmica “Troca de Ideias” e foram propostos materiais de apoio didático e atividades como, teatros e visitas à horta em escolas, para estimular os docentes e seus alunos a discutirem temas relacionados à nutrição. Na etapa final, com objetivo de avaliar o conhecimento adquirido, os professores responderam ao mesmo questionário aplicado na primeira etapa. Logo após, foi realizada uma dinâmica descrita como “A Árvore do Conhecimento”, onde cada professor recebeu uma folha, uma flor e um fruto em papel para escrever sua opinião sobre o projeto. Na flor, o que foi bom, mas que poderia ser melhorado; no fruto o que consideravam tão bom ao ponto de não haver necessidade de mudanças; e na folha relataram sugestões sobre a atuação de educação alimentar e nutricional na escola. Ao final, os recortes foram anexados em um tronco de uma árvore colado no quadro e houve uma discussão baseada no ponto de vista de cada um. Na avaliação aplicada antes e após a capacitação, a média geral de conhecimento a intervenção educativa foi de 8,20 e 9,40, respectivamente de um total de 10 pontos possíveis. Após as atividades, notou-se maior conscientização dos docentes quanto ao seu papel no incentivo a bons hábitos alimentares, uma vez que, tradicionalmente, a formação dos educadores brasileiros não contemple essa dimensão. A intervenção aprimorou o conhecimento referente à alimentação e nutrição, além da percepção dos professores a respeito de sua importância em ações educativas que visam construir bons hábitos alimentares desde a infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura