A educação em saúde no ambiente de sala de espera
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.344Palavras-chave:
Educação em saúde, Sala de espera, Promoção de saúde.Resumo
A realização da educação em saúde nas salas de espera é uma prática que vem crescendo a cada dia, pois é um local onde os usuários aguardam com um tempo ocioso o atendimento dos profissionais, tornando-se assim, um adequado ambiente, para a integração, escuta, acolhimento e aprendizagem. Essa prática baseia-se em ações que incentivam a participação dos usuários na construção do seu conhecimento sobre temas relacionados a saúde, e na de prevenção e promoção em saúde. O presente trabalho teve como objetivo, prover encontros de conversas orientadas sobre temas relacionados à saúde; encorajar a participação dos usuários na construção do seu conhecimento; cooperar na educação em saúde dos usuários; otimizar o tempo de espera do usuário; promover saúde e atender à Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, à Política Nacional de Promoção à Saúde e à Política de Humanização do SUS. Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas em salas de esperas dos ambulatórios do 1º e 2º andar, dos setores de endoscopia, métodos gráficos, fisioterapia, laboratório e imagem em geral do Hospital Universitário de Juiz de Fora, realizadas entre o mês de abril e julho de 2016, pelas acadêmicas do 7º período de enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram utilizados além da exposição oral, recursos como mídia, e folders, para melhor fixação e abordagem dos seguintes temas de relevância situacional: Influenza H1N1, Dengue, Doação de Sangue, Fluxo de Atendimento, Diabetes e Hipertensão. Foram realizados 66 encontros, com no mínimo 30 pessoas, de diversas faixas etárias e diagnósticos, proporcionando uma interação entre e acadêmicas e usuários. Julgando a realização desses encontros uma ação efetiva na educação em saúde, devido ao grande número de participação, exposição de experiências vividas, questionamentos levantados pelas pessoas durante e após a abordagem da temática escolhida. Podemos considerar as ações educativas de saúde em sala de espera como um instrumento fundamental, na promoção e prevenção de saúde, em todos os níveis de atendimento, devido à facilidade de acesso, de integração, e forma de transmissão das informações nestes ambientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura