Sistematização da Assistência de Enfermagem: o contexto histórico, o processo e obstáculos da implantação.

Autores

  • Wenysson Noleto dos Santos
  • Aline Maiane Silva dos Santos Enfermeira. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós-graduanda em Nefrologia para Enfermagem (UNINOVAFAPI).
  • Teresa Raquel P. Sousa Lopes Enfermeira. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.
  • Maria Zélia de Araújo Madeira Enfermeira do Hospital Getúlio Vargas, Doutoranda em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela UFPI, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Centro Universi
  • Francisca Cecília Viana Rocha Enfermeira.Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v5i2.210

Resumo

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do Enfermeiro. No Brasil foi desenvolvido no ano de 1970 pela Enfermeira Wanda Horta. Esta pesquisa teve como objetivo Conhecer o contexto histórico, processo de implantação e obstáculos da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa realizada no mês de abril de 2012, com um recorte temporal dos anos 2007-2012 pesquisados na base de dados Scielo. Utilizou-se os seguintes descritores:. Enfermagem; Processo de enfermagem, Enfermagem prática. Foram analisados 13 artigos. Emergiram três categorias: o contexto histórico do pensamento á realidade; O Processo de Sistematização Teórico-prático: Da teoria à prática; Obstáculos à Implantação da Sistematização: Utopia ou Realidade? A Sistematização da Assistência de Enfermagem é um mecanismo indispensável a enfermagem, no entanto ainda são inúmeras as dificuldades para sua implantação, pois o enfermeiro precisa ser autêntico e conquistar o seu espaço com mérito, por meio do uso do seu conhecimento científico específico, e esse instrumento de trabalho proporciona autonomia ao profissional  para que este possa desenvolver um trabalho consciente, eficiente e com resultados positivos, além de melhorar a qualidade da  assistência de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-07-2014

Como Citar

1.
dos Santos WN, Santos AMS dos, Lopes TRPS, Madeira MZ de A, Rocha FCV. Sistematização da Assistência de Enfermagem: o contexto histórico, o processo e obstáculos da implantação. J Manag Prim Health Care [Internet]. 17º de julho de 2014 [citado 29º de fevereiro de 2024];5(2):153-8. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/210