Perfil dos exames laboratoriais em gestantes atendidas no Centro de Saúde de Lago Verde, Maranhão, Brasil

Autores

  • Wellyson da Cunha Araújo Firmo Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Alcyone de Oliveira Paredes
  • Anearlhe Cruz Almeida
  • Morgana Costa Campos
  • Mara Izabel Carneiro Pimentel
  • Stelma Regina Sodré Pontes

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v4i2.173

Resumo

A realização de exames laboratoriais durante o pré-natal se resume no acompanhamento da gestante, auxiliando como um momento de aprendizagem para a mulher e sua família e permite, ainda, detectar anormalidades com a mãe e a criança. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil da realização dos exames laboratoriais por gestantes durante o pré-natal no Centro de Saúde de Lago Verde-MA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, transversal com abordagem quantitativa, onde foram coletados os dados através de questionário, durante o mês de outubro de 2012. Foram 100 entrevistadas do qual 88% realizaram os exames de pré-natal, 97% acham importante a realização de exames durante o pré-natal e os principais exames realizados são o Hemograma completo com 83%, Glicemia e VDRL ambos com 73%, Colpocitologia oncótica com 15%. Conclui-se que os exames laboratoriais durante o pré-natal são de extrema importância para a gestante, e do comprometimento dos profissionais em solicitar estes exames às gestantes. Acredita-se que adequar assistência ao pré-natal com a realização de exames laboratoriais, vê-se que às necessidades na gestante é fundamental para que esta seja esclarecida sobre os adventos da gravidez e os cuidados com seu bebê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Imperatriz-FACIMP. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação-INESPO e em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professor da Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC.

Alcyone de Oliveira Paredes

Farmacêutica pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Mestranda em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do Instituto Florence de Ensino Superior-IFES.

Anearlhe Cruz Almeida

Enfermeira pela Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC

Morgana Costa Campos

Enfermeira pela Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC

Mara Izabel Carneiro Pimentel

Enfermeira pelo Centro de Ensino Universitário do Maranhão-UNICEUMA. Mestranda em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do UNICEUMA.

Stelma Regina Sodré Pontes

Enfermeira pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do Instituto Florence de Ensino Superior-IFES.

Downloads

Publicado

29-09-2013

Como Citar

1.
Firmo W da CA, Paredes A de O, Almeida AC, Campos MC, Pimentel MIC, Pontes SRS. Perfil dos exames laboratoriais em gestantes atendidas no Centro de Saúde de Lago Verde, Maranhão, Brasil. J Manag Prim Health Care [Internet]. 29º de setembro de 2013 [citado 29º de fevereiro de 2024];4(2):77-86. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/173

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)