Doença de Chagas Aguda no Estado do Maranhão, Brasil: Uma comparação entre os bancos de dados do SINAN e da FUNASA

Autores

  • José Ribamar Amorim Rodrigues Instituto Florence de Ensino Superior
  • Jorge Luís Ramos da Silva-Júnior
  • Alcyone de Oliveira Paredes Instituto Florence de Ensino Superior
  • Aramys Silva Reis Universidade de São Paulo
  • Luecya Alves de Carvalho Silva Instituto Florence de Ensino Superior

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v4i1.160

Palavras-chave:

Doença de Chagas, Sistema de Informação, Vigilância Epidemiológica, SINAN, FUNASA.

Resumo

A doença de Chagas é uma parasitose endêmica e com alta prevalência na América Latina. O objetivo desse trabalho foi comparar os dados de notificação da doença no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e na FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e avaliar o perfil da doença no Estado do Maranhão. Foram utilizados os dados da Secretaria de Saúde do Estado e da FUNASA-MA de 2007 a 2011. A análise resultou em divergências entre as duas fontes de informações quanto ao número de casos por ano, cidades afetadas e, principalmente, em relação ao modo de transmissão. Os indivíduos mais atingidos foram os da fase adulta, pertencentes ao sexo masculino e moradores da zona rural. Além disso, a doença apresentou uma baixa mortalidade. A falta de treinamento dos técnicos responsáveis pela coleta e abastecimento dos dados e até mesmo o diagnóstico incorreto são fatores que podem estar envolvidos nas divergências entre os dois bancos de dados. Logo, é necessário a busca de mecanismos que melhorem a vigilância epidemiológica e obtenção de dados mais confiáveis da Doença de Chagas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ribamar Amorim Rodrigues, Instituto Florence de Ensino Superior

Farmacêutico. Instituto Florence de Ensino Superior

Jorge Luís Ramos da Silva-Júnior

Farmacêutico. Instituto Florence de Ensino Superior

Alcyone de Oliveira Paredes, Instituto Florence de Ensino Superior

Farmacêutica. Professora do Instituto Florence de Ensino Superior. Mestranda em Saúde Materno-Infantil (UFMA). Universidade Federal do Maranhão

Aramys Silva Reis, Universidade de São Paulo

Farmacêutico, Mestre em Ciências da Saúde (UFMA). Doutorando em Ciências (Parasitologia). Universidade de São Paulo (USP).

Luecya Alves de Carvalho Silva, Instituto Florence de Ensino Superior

Farmacêutica. Professora Mestre do Instituto Florence de Ensino Superior. Doutoranda em Biotecnologia (RENORBIO). Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Downloads

Publicado

17-04-2013

Como Citar

1.
Rodrigues JRA, Silva-Júnior JLR da, Paredes A de O, Reis AS, Silva LA de C. Doença de Chagas Aguda no Estado do Maranhão, Brasil: Uma comparação entre os bancos de dados do SINAN e da FUNASA. J Manag Prim Health Care [Internet]. 17º de abril de 2013 [citado 28º de março de 2024];4(1):3-9. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/160