As Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do cirurgião-dentista brasileiro

Autores

  • Emílio Prado Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v3i2.154

Palavras-chave:

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, ODONTOLOGIA, CURRÍCULO

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Odontologia no Brasil foram instituídas em 2002 em paralelo aos cursos de enfermagem e medicina. Em termos específicos a formação do cirurgião dentista requer o desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: ética; atuar em todos os níveis de atenção; de forma multiprofissional; reconhecer a saúde como direito; participativo e socialmente envolvido; conhecer técnicas de investigação; desenvolver assistência odontológica individual e coletiva; saber diagnosticar doenças do complexo maxilo-facial; realizar investigações básicas, promover a saúde e prevenir doenças bucais; analisar e interpretar os resultados relevantes de pesquisas; propor e executar planos de tratamento adequados; reconhecer as limitações e estar apto e flexível às mudanças circunstanciais; acompanhar e incorporar inovações tecnológicas no exercício profissional; dentre outros. O objetivo deste estudo é promover a reflexão sobre a importância do currículo para a formação profissional odontológica contemporânea. O objetivo deste estudo é estimular a reflexão sobre a importância do currículo para a formação profissional odontológica contemporânea.

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Biografia do Autor

Emílio Prado Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Gestão Pública dos Serviços de SaúdeEspecialista em Docência do Ensino SuperiorMestrado em Saúde Coletiva: Faculdade de Odontologia - UFMGFiscal de Saúde/Dentista Vigilância Sanitária - Divinópolis-MG

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Publicado

06-01-2013

Como Citar

1.
Fonseca EP. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do cirurgião-dentista brasileiro. J Manag Prim Health Care [Internet]. 6º de janeiro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];3(2):158-7. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/154

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