Evidência da efetividade da educação interprofissional em saúde

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.2025-v17.1448

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Efetividade, Estudos de Avaliação como Assunto, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

A Educação Interprofissional em Saúde – EIP é uma abordagem definida como uma relação de aprendizagem e de partilha de conhecimentos entre duas ou mais profissões, com o enfoque na assistência do cuidado qualificado. O objetivo deste estudo é descrever a produção cientifica sobre os métodos de avaliação e a efetividade da Educação Interprofissional em Saúde. A revisão sistemática foi orientada pelo protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analysis, a partir, das bases dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Excerpta Medica dataBASE, Science Direct e Education Resources Information Center. Na seleção, não houve restrição temporal, local e/ou idiomática. A qualidade metodológica dos artigos foi mensurada por meio de um instrumento do Joanna Briggs Institute. Resultaram 4.417 estudos, destes, 18 atenderam aos critérios de elegibilidade. A Educação Interprofissional em Saúde aprimora as práticas assistenciais e o contexto de formação em saúde com uma diversidade de estratégias e de métodos para mensuração.

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Biografia do Autor

Vanessa de Souza Amaral, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e da Saúde – PPGCN. Viçosa, MG, Brasil

Enfermeira e Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e da Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Lara Camargo de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e da Saúde – PPGCN. Viçosa, MG, Brasil

Nutricionista. Mestranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Ciências da Nutrição e Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Emily de Souza Ferreira, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e da Saúde – PPGCN. Viçosa, MG, Brasil

Nutricionista. Doutoranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Ciências da Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Tiago Ricardo Moreira, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem – DEM. Viçosa, MG, Brasil

Professor do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Glauce Dias da Costa, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Departamento de Nutrição e Saúde – DNS. Viçosa, MG, Brasil

Professora do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rosângela Minardi Mitre Cotta, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Departamento de Nutrição e Saúde – DNS. Viçosa, MG, Brasil

Professora do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

01-09-2025

Como Citar

1.
Amaral V de S, Oliveira LC de, Ferreira E de S, Moreira TR, Costa GD da, Cotta RMM. Evidência da efetividade da educação interprofissional em saúde: uma revisão sistemática. J Manag Prim Health Care [Internet]. 1º de setembro de 2025 [citado 4º de setembro de 2025];17:e005. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/1448

Edição

Seção

Revisão da Literatura