DOSSIÊ ESPECIAL JMPHC SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SUS, ATENÇÃO PRIMÁRIA
A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente na ciência, com aplicações que vão desde a produção textual e geração de imagens até a análise de dados e traduções entre idiomas. No contexto da saúde pública, a IA oferece inúmeras possibilidades que auxiliam os profissionais a aprimorar diagnósticos, criar produtos técnico-educacionais e subsidiar a gestão em atividades administrativas.
O uso da IA pode trazer benefícios significativos para a saúde das pessoas, oferecendo soluções inovadoras e eficientes. No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as preocupações e os riscos associados, uma vez que toda inovação exige precauções, especialmente quando envolve a interação entre inteligência humana e a de uma máquina.
Com o objetivo de fomentar o aprendizado e a troca de experiências sobre este tema, a JMPHC. Journal of Management & Primary Health Care convida pesquisadores a submeterem seus estudos sobre inteligência artificial que fazem interface com a SUS e, também com a Atenção Primária a Saúde.
Serão acolhidas e avaliadas submissões que abordem:
- IA na Saúde Pública
- Aplicações da IA na Atenção Primária à Saúde
- Ética e Governança na Aplicação de IA em Saúde Pública
- O uso de IA na Educação de Trabalhadores do SUS
- IA na Docência, Formação e Avaliação do Ensino na Saúde
- IA na Sustentabilidade dos Recursos de Saúde
- IA e a Telessaúde na Atenção Primária
- IA e a Evolução da Saúde Digital
- Desafios e Perspectivas do Uso de IA nas Ações dos Trabalhadores do SUS
- IA e a Participação Comunitária na Saúde
- IA e a Vigilância do Território em Saúde
A submissões devem ser encaminhadas entre os dias 19 de Agosto de 2024 a 19 de Agosto de 2025, exclusivamente pelo sistema da revista. (ver https://www.jmphc.com.br/)
Os artigos devem se enquadrar nas seções já previstas na JMPHC que podem ser conferidas nas Diretrizes para Autores. (ver https://www.jmphc.com.br/jmphc/about/submissions)
Trabalharemos com o processo de Fluxo Contínuo da Revista para esta chamada até a data limite de 19 de agosto de 2025.
Lembramos que o fluxo de publicação dos artigos aprovados na JMPHC é rolling pass, ou seja, assim que ele é aprovado após revisão de prelo ele já é publicado.
Pedimos, ainda, que ao submeterem suas contribuições, os autores estejam cientes das REGRAS DE PUBLICAÇÃO da JMPHC (Barra de Ferramentas do site "SOBRE">>"SUMBMISSÕES") descritas no sítio eletrônico: clique aqui
Além disso, solicitamos que o autores sigam as Orientações apresentadas a seguir:
Orientações gerais sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) aplicada na pesquisa científica
As ferramentas de Inteligência Artificial (IA), especialmente as IAs generativas, têm sido amplamente utilizadas na pesquisa científica, contribuindo para a otimização de processos como a escrita acadêmica, tradução de resumos e busca de referências bibliográficas. No entanto, o uso inadequado dessas ferramentas pode comprometer a ética científica, resultando, por exemplo, em plágio ao utilizar conteúdos sem a devida atribuição. Para assegurar a integridade da pesquisa, é essencial adotar práticas éticas e transparentes no uso de IA.
A JMPHC adota as seguintes recomendações:
Autoria de IA
As IAs não serão reconhecidas como autoras, uma vez que a autoria implica responsabilidade pelo conteúdo do trabalho. Assim, cabe aos autores humanos garantir a originalidade e a integridade do manuscrito. Quando Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), como o ChatGPT, forem utilizados para gerar texto, isso deve ser devidamente declarado e explicado na seção de metodologia (ou, na ausência desta, em uma seção alternativa). Por outro lado, o uso de IA para edições assistidas — como melhorias na legibilidade, estilo e correção de erros gramaticais — não precisa ser declarado, desde que o conteúdo original seja mantido.
Imagens geradas por IA
As ilustrações geradas por IA serão avaliadas individualmente para garantir conformidade com os princípios éticos, direitos autorais e restrições de uso. Essas imagens devem ser claramente rotuladas como geradas por IA e conter uma descrição detalhada na legenda sobre o processo de criação e aplicação.
Uso de IA por revisores
Devido à sensibilidade dos dados e informações presentes em manuscritos científicos, revisores não devem utilizar ferramentas de IA para avaliar trabalhos acadêmicos. Essa prática assegura a proteção da propriedade intelectual dos autores e evita erros decorrentes das limitações das ferramentas de IA.
Documentos de referência sobre ética e integridade acadêmica
- Recomendações da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial;
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa da UNESCO;
- Diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics);
- Best Practices Guidelines on Research Integrity and Publishing Ethics (Wiley).
ARTIGOS QUE NÃO ESTIVEREM NAS NORMAS DA REVISTA SERÃO REJEITADOS.
Organizadoras do Dossiê Temático:
Profa. Dra. Tarsila Teixeira Vilhena Lopes (UNICSUL e UNIFESP)
Profa. Dra. Cristiane Lemos (UFG e UNIFESP)
Profa. Dra. Thaísa Simplício Carneiro Matias (UNIFESP)
Editores Responsáveis:
Prof. Leonardo Carnut (FMUSP)
Profa Lúcia Guerra (CUA São Paulo)
Prof. Celso Zilbovicius (FOUSP)