A Política de AIDS no Brasil: uma abordagem histórica

  • Bruna Bezerra Souza
  • Carla Calado Vasconcelos
  • Danielle de Melo Tenório
  • Maria Gorethe Alves Lucena Hospital Regional Dom Moura SES / UPE Secretaria Municipal de Saúde de Iati
  • Reila Leliana Tenório de Holanda

Resumo

Uma política pública expressa o conjunto das diretrizes e referenciais  ético-legais adotadas pelo Estado para fazer frente a um problema e/ou a  uma demanda que a sociedade lhe apresenta. Cabe ao Estado definir seu caráter,  suas responsabilidades, seu plano de ação e programas, a fim de  buscar o equacionamento dessa demanda. Diante deste contexto, a  construção da política de AIDS no Brasil foi originada da luta dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada, devido ao  reconhecimento da extensão e da magnitude da epidemia.

Biografia do Autor

Maria Gorethe Alves Lucena, Hospital Regional Dom Moura SES / UPE Secretaria Municipal de Saúde de Iati
Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1996). Tem experiência na área de Gestão Municipal como Coordenadora da Atenção Básica desde 2006 em IATI/PE, Pediatria(HRDM), UTIP(IMIP), Emergência Cardiológica(PROCAPE/UPE), Auditoria de Enfermagem(UNIMED AGM) e Docência em Cursos Técnicos e de Pós-graduação (Residência). Especializanda do Curso de Gestão em Saúde/UPE e Mestranda do Mestrado Profissional em UITI/SOBRATI.
Publicado
24-12-2010
Como Citar
1.
Souza B, Vasconcelos C, Tenório D, Alves Lucena M, Holanda R. A Política de AIDS no Brasil: uma abordagem histórica. JMPHC [Internet]. 24dez.2010 [citado 19jul.2019];1(1):23-6. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/90