Antroposofia aplicada à Saúde em dez anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares: aspectos históricos e considerações para sua implementação

  • Iracema de Almeida Benevides Associação Brasileira de Medicina Antroposófica http://orcid.org/0000-0002-4115-2268
  • Gisele Cazarin Docente e pesquisadora do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).
  • Sebastianjorge Flôrencio Ferreira de Lima Sociedade de Homeopatia de Pernambuco.
Palavras-chave: Antroposofia, Terapias Complementares, Sistema Único de Saúde.

Resumo

No Brasil, os campos da medicina antroposófica e da Antroposofia aplicada à Saúde vêm experimentando, nos últimos anos, significativa ampliação de sua representatividade no Sistema Único de Saúde, devido à sua crescente institucionalização no âmbito da Política de Práticas Integrativas de Saúde (PNPIC). Um dos eventos de maior destaque nessa trajetória foi a publicação, pelo Ministério da Saúde, da portaria GM 1.600/2006, que define as bases para a inserção dessa abordagem no SUS, sob forma de Observatório de experiências. O presente artigo apresenta os principais aspectos históricos desse processo, analisa seu desenvolvimento ao longo dos últimos dez anos e tece considerações sobre as perspectivas futuras considerando o cenário político-normativo do SUS.


Biografia do Autor

Iracema de Almeida Benevides, Associação Brasileira de Medicina Antroposófica
Mestre em Economia e Políticas de Saúde pela Universidade Bocconi de Milão, Itália. Afiliada à Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA). 
Gisele Cazarin, Docente e pesquisadora do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).
Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-PE. Docente e pesquisadora do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).
Sebastianjorge Flôrencio Ferreira de Lima, Sociedade de Homeopatia de Pernambuco.
Especialista em homeopatia pela Sociedade de Homeopatia de Pernambuco. Docente da Sociedade de Homeopatia de Pernambuco.
Publicado
22-08-2018
Como Citar
1.
Benevides I, Cazarin G, de Lima S. Antroposofia aplicada à Saúde em dez anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares: aspectos históricos e considerações para sua implementação. JMPHC [Internet]. 22ago.2018 [citado 18nov.2018];8(2):266-77. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/532