O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

    Medida que já vem sendo exigida desde o início da publicação da JMPHC e que reafirmamos, exigindo especial menção no texto dos artigos (preferencialmente no último parágrafo da metodologia). Poderia ser questionada essa exigência em alguns tipos de estudo que empregam apenas dados agregados, sem identificação de sujeitos, disponíveis em bancos de dados tão comuns na área da saúde. Nenhuma instância melhor que um CEP para analisar a natureza das propostas de investigação, seguindo a orientação Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS).

    Artigos que se consituem em revisão de literatura, ensaios críticos dentre outros de natureza reflexivo-teórica não necessitam de parecer do CEP e podem ser submentidos sem a exigência do mesmo.

Diretrizes para Autores

JMPHC publica debates, análises e resultados de investigações sobre um tema específico considerado relevante para atenção primária à saúde e à saúde coletiva. Ensaios críticos e revisões de literatura também são bem-vindos e devem versar sobre a área, subárea ou ainda sobre a ênfase do escopo da revista relacionada à integralidade em saúde pública. Para acessar as regras para submissão clique aqui.

A revista é de periodicidade trimestral e tem como propósito promover permanentemente a atualização das tendências de pensamento e das práticas de atenção primária à saúde no Brasil, com o Sistema Único de Saúde, como também nas experiências estrangeiras e seus respectivos sistemas de saúde.

A JMPHC adota as "Normas para apresentação de artigos propostos para publicação em revistas médicas", da Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas , cuja versão para o português está publicada na Rev Port Clin Geral 1997, 14:159-174. Além disso, o documento está disponível em vários sítios na World Wide Web, como por exemplo www.icmje.org. Recomenda-se aos autores a sua leitura atenta.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.