Percepções acerca de itinerários de práticas educativas interprofissionais em saúde

Autores

  • Simone Rennó Junqueira Universidade de São Paulo
  • Celso Zilbovicius
  • Yara Maria de Carvalho
  • Lígia Ferreira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v13.1005

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação Interprofissional, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Sistema Único de Saúde

Resumo

A partir de programas indutores do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do município de São Paulo, Brasil, a Universidade de São Paulo promove experiências interprofissionais de formação integradas com os serviços públicos de saúde na graduação e na pós-graduação. Este artigo trata do percurso de iniciativas originárias destes programas indutores, inseridas em cursos estruturados em modelos pedagógicos tradicionais. São exemplos uma disciplina optativa de graduação, realizada em Unidade Básica de Saúde e oferecida a estudantes de todas as áreas e o Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde. O cenário pedagógico mais integrado à realidade do Sistema Único de Saúde – SUS permite uma prática educativa interprofissional e serve, portanto, como uma nova estratégia de ensino-aprendizagem, mais problematizadora e com novos participantes. Espera-se da universidade o reconhecimento e o apoio a essas iniciativas de formação interprofissional para que se possa investigar e avaliar programas, projetos e serviços, bem como que essas vivências se tornem um espaço de formação e educação permanente que possam contribuir para uma prática mais completa e voltada às necessidades de saúde da sociedade.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

1.
Rennó Junqueira S, Zilbovicius C, Carvalho YM de, Ferreira Gomes L. Percepções acerca de itinerários de práticas educativas interprofissionais em saúde . J Manag Prim Health Care [Internet]. 3º de março de 2021 [citado 28º de março de 2024];13:e01. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/1005

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