Percepção de estudantes de enfermagem sobre o portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação

Autores

  • Ana Paula da Silva Lemos Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Universidade Federal de Viçosa
  • Glauce Dias da Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Erica Toledo de Mendonça Universidade Federal de Viçosa
  • Emily de Souza Ferreira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.505

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Aprendizagem, Avaliação, Inovação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública sobre o processo de construção do portfólio. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica utilizada e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os estudantes e análise documental dos portfólios. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os principais achados deste estudo sobre o portfólio foram: potente indutor e potencializador do trabalho em equipe; estratégia que permite (re)significar e aprofundar o conhecimento; recurso de consolidação do aprendizado; estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação formativa, crítica, reflexiva, criativa, dialética que estimula e valoriza a participação do aluno; promotor do crescimento enquanto estudante, cidadão e futuro profissional; estimula a reflexão e participação ativa nos acontecimentos do mundo real, principalmente aqueles ligados à saúde.  Ademais, uma maneira de ampliar, (re)pensar e inovar o ensino de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

1.
Lemos AP da S, Cotta RMM, Costa GD da, Mendonça ET de, Ferreira E de S. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de dezembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];9. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/505

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>