Enfermagem e educação em saúde de hipertensos: revisão da literatura

Autores

  • André Almeida de Moura Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Suely Nogueira Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v4i1.165

Palavras-chave:

Enfermagem, educação em saúde, hipertensão

Resumo

A hipertensão arterial é um dos grandes problemas de saúde pública no país e no mundo. A educação em saúde caracteriza-se em uma estratégia importante para sucesso do tratamento quer seja medicamentoso ou não, dos hipertensos. OBJETIVOS: verificar na literatura nacional o conhecimento produzido pelos enfermeiros e sua correlação com a hipertensão arterial e a educação em saúde. METODOS: O estudo constituiu-se de pesquisa bibliográfica na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para tanto, utilizou-se os seguintes descritores de assunto: Educação em saúde, enfermagem e hipertensã totalizando 46 artigos iniciais e mediante aos critérios de inclusão e exclusão restaram apenas 20 analisados. RESULTADOS: A maioria dos trabalhos foi produzida depois de 2006, há predomínio de abordagem descritiva, sendo São Paulo e Ceará, os dois estados com maior produção. CONCLUSÕES: a relação entre os descritores apontam para concentração de trabalhos com temáticas voltadas para a adesão ao tratamento e educação em saúde de uma forma emancipatória.