Praticas Integrativas e Complementares como ética da sensibilidade no cuidado humano

  • Alexandre Franca Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Palavras-chave: Práticas Integrativas e Complementares, Assistência Integral à Saúde, Humanização da Assistência, Ética, Testemunho.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética no cuidado das Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Nossa opção é afirmar uma ética da sensibilidade que atravessa o campo das PICs e que permite sua existência e ascensão na contemporaneidade à revelia da doxa dominante na saúde protagonizada pela racionalidade biomédica. Entretanto, as fronteiras não são tão rígidas na vida prática, o lugar de cuidador e de quem recebe o cuidado é ambivalente, ele se dá na experiência que atravessa as margens de diversas racionalidades e práticas de cuidado. Adotamos o testemunho como método para aprofundar este lugar híbrido da existência humana na saúde. Um dos testemunhos coloca como marcadores desta ética da sensibilidade o vínculo seguro, o trabalho de si e a experiência encarnada de cuidado. No segundo testemunho vemos a importância da transmissão desta ética da sensibilidade pela formação humana do profissional da saúde. A conclusão aponta que a ética da sensibilidade permeia o campo da PICs através do cuidado humanizado e dos recursos objetivos em seus processos de formação terapêutica que focalizam em dimensões sensíveis e profundas do humano. Entretanto, diante de um processo de institucionalização e possíveis capturas que transformem as PICs em mais um produto no mercado da saúde/doença, a ética da sensibilidade deve se atualizar a cada novo vínculo de cuidado, é a sustentação cotidiana da sensibilidade em cada nova relação e ato que poderá suportar esta dimensão ética no interior deste campo.

Biografia do Autor

Alexandre Franca Barreto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Psicólogo (graduado), Especialista em Psicologia Clínica (com enfase em Psicologia Somática), Mestre em Antropologia e Doutor em Educação.
Publicado
22-08-2018
Como Citar
1.
Barreto A. Praticas Integrativas e Complementares como ética da sensibilidade no cuidado humano. JMPHC [Internet]. 22ago.2018 [citado 18nov.2018];8(2):181-02. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/525