Revisão integrativa: a acupuntura no tratamento da ansiedade e estresse em mulheres com câncer de mama

  • Ana Rita Vieira de Novaes UFES /SESA-ES
  • Camila Brandão-Souza Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.
  • Eliana Zndonade UFES- Estatistica
  • Maria Helena Costa Amorim UFES
Palavras-chave: Acupuntura e ansiedade, Acupuntura e estresse, Acupuntura e câncer de mama, Revisão integrativa.

Resumo

O câncer de mama é um grave problema de saúde pública, o segundo tipo mais prevalente entre as mulheres e responde por 28,1% das neoplasias. A busca pelas Práticas Integrativas e Complementares tem aumentado em diversas regiões, e a acupuntura é uma das práticas mais utilizadas da MTC, inclusive na oncologia, com vistas a tratar sintomas do câncer ou dos efeitos adversos do tratamento oncológico. Entre as queixas, encontram-se a ansiedade e o estresse, que causam grandes transtornos. Esta revisão integrativa buscou conhecer, na literatura, informações sobre a aplicação da acupuntura na ansiedade e no estresse de mulheres com câncer de mama. Realizou-se a busca entre julho e novembro de 2015 nas bases de dados da LILACS, MEDLINE, PsycINFO e banco de teses da CAPES, utilizando descritores apropriados. Foram identificados 6 estudos; sendo 3 transversais, 1 descritivo, 1 de coorte transversal e 1 caso controle de base populacional. Os artigos demonstraram a efetividade da acupuntura no tratamento do estresse e da ansiedade no câncer de mama no período per-operatório e durante a quimioterapia. A prevalência do uso da MTC concomitante ao tratamento ocidental é alta, embora a acupuntura seja pouco usada. A desinformação entre os profissionais de saúde ainda perdura e precisa ser mais bem compreendida. Estudar a   efetividade em todas as etapas do tratamento oncológico e que avaliem as  taxas de recidiva e  sobrevida de usuários da acupuntura associada ao tratamento oncológico é indicada.  

Biografia do Autor

Ana Rita Vieira de Novaes, UFES /SESA-ES
Médica especialista em Acupuntura, Homeopatia e Medicina de Família.Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva(UFES)Coordenção Estatual das Práticas Integrativas e Complementares do Espírito Santo 
Camila Brandão-Souza, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.
Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem. Enfermeira. Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.
Eliana Zndonade, UFES- Estatistica
Doutora em Estatística pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Centro de Ciências da Saúde. UFES.
Maria Helena Costa Amorim, UFES
Doutora em Enfermagem. Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Centro de Ciências da Saúde. UFES.
Publicado
22-08-2018
Como Citar
1.
Novaes AR, Brandão-Souza C, Zndonade E, Amorim MH. Revisão integrativa: a acupuntura no tratamento da ansiedade e estresse em mulheres com câncer de mama. JMPHC [Internet]. 22ago.2018 [citado 19set.2018];8(2):141-62. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/518