Percepção de estudantes de enfermagem sobre o portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação

  • Ana Paula da Silva Lemos Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Universidade Federal de Viçosa
  • Glauce Dias da Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Erica Toledo de Mendonça Universidade Federal de Viçosa
  • Emily de Souza Ferreira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Enfermagem, Ensino, Aprendizagem, Avaliação, Inovação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública sobre o processo de construção do portfólio. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica utilizada e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os estudantes e análise documental dos portfólios. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os principais achados deste estudo sobre o portfólio foram: potente indutor e potencializador do trabalho em equipe; estratégia que permite (re)significar e aprofundar o conhecimento; recurso de consolidação do aprendizado; estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação formativa, crítica, reflexiva, criativa, dialética que estimula e valoriza a participação do aluno; promotor do crescimento enquanto estudante, cidadão e futuro profissional; estimula a reflexão e participação ativa nos acontecimentos do mundo real, principalmente aqueles ligados à saúde.  Ademais, uma maneira de ampliar, (re)pensar e inovar o ensino de graduação.

Publicado
19-12-2018
Como Citar
1.
Lemos AP, Cotta RM, Costa G, Mendonça E, Ferreira E. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação. JMPHC [Internet]. 19dez.2018 [citado 20jul.2019];9. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/505