Uso de complemento lácteo em recém-nascidos a termo no ambiente hospitalar

Autores

  • Aline Celeste Zeferina Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Valdira Vieira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Tadeu Nunes Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Wilson Aguiar Filho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
  • Luciana Barbosa Pereira Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v6i2.254

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Alimentação Artificial, Leite Humano, Recém-Nascido.

Resumo

O aleitamento materno exclusivo é uma prática que deve ser ofertada ao recém-nascido a termo obrigatoriamente até os seus seis meses de vida, porém a complementação láctea é realizada em situações específicas na qual contribui na continuidade do seu desenvolvimento. Este estudo objetivou analisar o uso do complemento lácteo em recém-nascidos a termo no ambiente hospitalar de uma cidade do norte de Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado nas maternidades de hospitais públicos com 27 profissionais. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a coleta dos dados. O tratamento dos mesmos se deu por meio de epidemiologia descritiva. Prevaleceu o sexo feminino, pediatras, tempo médio de trabalho entre cinco e nove anos. Como indicações de complementação láctea, 100% reconheceram apenas recém-nascidos cuja mãe é soropositiva. Sendo assim, conclui-se que a principal razão reconhecida pelos profissionais para complementação ou substituição do aleitamento foram recém-nascidos cuja mãe é soropositiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Celeste Zeferina, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Valdira Vieira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Tadeu Nunes Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Professor Mestrando do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Wilson Aguiar Filho, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Enfermeiro, Mestre em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Luciana Barbosa Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Professora de Saúde da Criança do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

14-12-2016

Como Citar

1.
Zeferina AC, da Silva PLN, de Oliveira VV, Ferreira TN, Filho WA, Pereira LB. Uso de complemento lácteo em recém-nascidos a termo no ambiente hospitalar. J Manag Prim Health Care [Internet]. 14º de dezembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];6(2):153-65. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/254

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>