Terceiro Setor na Saúde: a produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde na ABRASCO

  • Renato Barboza Pesquisador Científico V do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisador do NEPAIDS da Universidade de São Paulo.
  • Aurea Maria Zöllner Ianni Professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciência Ambiental e Livre-Docente em Ciências Sociais em Saúde pela Universidade de São Paulo.
  • Olga Sofia Fabergé Alves Pesquisadora Científica IV do Instituto Butantan da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Mestre em História da Ciência pela Universidade de São Paulo.
  • Ane Talita da Silva Rocha Cientista Social, Curadora Cultural do SESC São Paulo, Mestre em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
  • Sabrina Daniela Lopes Viana Nutricionista, Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: Saúde Coletiva, Ciências Sociais e Saúde, Setor Privado, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Analisou-se a produção científica referente ao tema emergente “Terceiro Setor” nos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovidos pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) entre 1995 e 2011 e a inserção no campo da Saúde Coletiva. Realizou-se um estudo exploratório, descritivo, retrospectivo de abordagem quantitativa, baseado nos Anais dos cinco Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizados pela Abrasco. A análise das evidências demonstrou a relevância da produção científica sobre o Terceiro Setor na Saúde, indicando que o tema ainda não atingiu o seu ponto de saturação. No lócus da Atenção Básica, o esquadrinhamento dos objetos investigados contribuirá para a análise das políticas públicas de saúde, bem como para o aperfeiçoamento da regulação do mix público-privado, com vistas ao fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde e das práticas de saúde sob a perspectiva da determinação social do processo saúde-doença. 

Biografia do Autor

Renato Barboza, Pesquisador Científico V do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisador do NEPAIDS da Universidade de São Paulo.
Cientista Social, Mestre em Saúde Coletiva pela Coordenadoria de Controle de Doenças da SES/SP e Pesquisador Científico do Instituto de Saúde - SES/SP.
Aurea Maria Zöllner Ianni, Professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciência Ambiental e Livre-Docente em Ciências Sociais em Saúde pela Universidade de São Paulo.
Cientista Social, Professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciência Ambiental e Livre-Docente em Ciências Sociais em Saúde pela Universidade de São Paulo.
Olga Sofia Fabergé Alves, Pesquisadora Científica IV do Instituto Butantan da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Mestre em História da Ciência pela Universidade de São Paulo.

Cientista Social, Pesquisadora Científica IV do Instituto Butantan da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Mestre em História da Ciência pela Universidade de São Paulo. 

Ane Talita da Silva Rocha, Cientista Social, Curadora Cultural do SESC São Paulo, Mestre em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Cientista Social, Curadora Cultural do SESC São Paulo, Mestre em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Sabrina Daniela Lopes Viana, Nutricionista, Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Nutricionista, Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Publicado
16-08-2016
Como Citar
1.
Barboza R, Ianni A, Alves O, Rocha A, Viana S. Terceiro Setor na Saúde: a produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde na ABRASCO. JMPHC [Internet]. 16ago.2016 [citado 19jul.2019];6(1):18-5. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/235