Sala de espera: um suporte ao atendimento odontológico e à saúde bucal

  • Beatriz Lemos Stutz Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal Uberlândia
  • Samara Santos Rodrigues Gomes Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal Uberlândia
  • Ludmila Cavalcanti Mendonça Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal Uberlândia
Palavras-chave: educação profissional, saúde coletiva, sala de espera, saúde bucal

Resumo

A presente pesquisa é resultado do processo de investigação sobre as influências de atividades desenvolvidas por docentes e estudantes da Escola Técnica de Saúde na sala de espera do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia, junto aos pacientes da comunidade local, bem como seus hábitos de higiene bucal e de seus acompanhantes. Por meio de um questionário com questões abertas, respondido pelos acompanhantes de menores de dezoito anos, investigaram-se também as expectativas e o nível de satisfação em relação ao atendimento realizado. Os resultados obtidos demonstram a importância do desenvolvimento desse tipo de projeto de extensão na promoção da saúde e do bem-estar, não somente dos pacientes, como também daqueles que os acompanham ao atendimento, aproximando-os da equipe de trabalho, mediante ações lúdicas e educativas.


Biografia do Autor

Samara Santos Rodrigues Gomes, Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal Uberlândia
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Especialização em Prótese Dentária pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professora titular da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia no Curso Técnico em Saúde Bucal.
Publicado
02-04-2014
Como Citar
1.
Stutz B, Gomes S, Mendonça L. Sala de espera: um suporte ao atendimento odontológico e à saúde bucal. JMPHC [Internet]. 2abr.2014 [citado 18out.2019];5(1):54-1. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/197