A formação de profissionais de enfermagem para atenção básica à saúde

  • Cláudio Henrique Guimarães Menezes Ministério da Saúde
  • Juliana Patricia Ferraz de Souza Guedes Centro Universitário Euro-Americano, UNIEURO, Brasil.

Resumo

Tomando por base as normas regulamentadoras do processo de formação do curso de graduação em enfermagem, espera-se que o egresso desse curso desenvolva habilidades e competências para desempenhar todas as funções, descritas nesta pesquisa, visando a reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil do egresso do curso de graduação de enfermagem, de uma Instituição Privada de Ensino Superior (IES) de Brasília/DF, e sua percepção sobre atenção básica à saúde: formação, motivação e perspectiva para o mercado de trabalho. A pesquisa do tipo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, teve coleta de dados no mês de junho de 2013, por aplicação de questionário semiestruturado a uma população de 61 acadêmicos matriculados no último semestre do curso de graduação em enfermagem, com currículos compostos por 08 semestres letivos, contado com 37 desses como amostra para a pesquisa. Foram identificadas diversas atividades durante o curso na abordagem da atenção básica à saúde, dentre elas teórica e prática. Os resultados sustentam discussões para avaliação curricular, formação de docentes e formação de acadêmicos. Recomenda-se maior inserção do acadêmico em atividades que fomentem seu direcionamento para esse campo de atuação profissional.

Biografia do Autor

Cláudio Henrique Guimarães Menezes, Ministério da Saúde
Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Euro Americano - UNIEURO. Pós-Graduando em Saúde Coletiva e Educação na Saúde pela Especialização em Serviço do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde - EducaSaúde, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Chefe de Gabinete do Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.
Juliana Patricia Ferraz de Souza Guedes, Centro Universitário Euro-Americano, UNIEURO, Brasil.
Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Especialista em Saúde Coletiva pelo NESC/PE e Mestre em Adminitração em Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ. Atualmente é professora do Centro Universitário Euro Americana-UNIEURO.
Publicado
02-04-2014
Como Citar
1.
Menezes CH, Guedes J. A formação de profissionais de enfermagem para atenção básica à saúde. JMPHC [Internet]. 2abr.2014 [citado 22out.2019];5(1):10-8. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/191