Depressão em idosos residentes em uma instituição asilar da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

  • Diego Coelho do Nascimento Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Maria Adriana Calixto de Brito Faculdade Leão Sampaio - FALS
  • Aurélio Dias Santos Faculdade Leão Sampaio - FALS

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi verificar a prevalência de idosos com quadro depressivo residentes em uma instituição asilar da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A população do estudo constou de 40 idosos residentes e utilizou como instrumento para a coleta de dados o questionário da escala de depressão geriátrica, adaptada de Yesavage et al. (1983), versão curta constando de 15 itens.

Biografia do Autor

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Geografia, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável e Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA.
Maria Adriana Calixto de Brito, Faculdade Leão Sampaio - FALS
Graduada em Fisioterapia e Letras, Pós-graduada em Fisiologia do Exercício, Dermatofuncional, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar. 
Aurélio Dias Santos, Faculdade Leão Sampaio - FALS
Bacharel em Fisioterapia, Pós-graduado em Docência no Ensino Superior, Mestrando em Fisioterapia e Professor da Faculdade Leão Sampaio. 
Publicado
02-02-2014
Como Citar
1.
Nascimento D, Brito MA, Santos A. Depressão em idosos residentes em uma instituição asilar da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. JMPHC [Internet]. 2fev.2014 [citado 24mar.2019];4(3):150. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/182