Perfil dos exames laboratoriais em gestantes atendidas no Centro de Saúde de Lago Verde, Maranhão, Brasil

  • Wellyson da Cunha Araújo Firmo Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Alcyone de Oliveira Paredes
  • Anearlhe Cruz Almeida
  • Morgana Costa Campos
  • Mara Izabel Carneiro Pimentel
  • Stelma Regina Sodré Pontes

Resumo

A realização de exames laboratoriais durante o pré-natal se resume no acompanhamento da gestante, auxiliando como um momento de aprendizagem para a mulher e sua família e permite, ainda, detectar anormalidades com a mãe e a criança. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil da realização dos exames laboratoriais por gestantes durante o pré-natal no Centro de Saúde de Lago Verde-MA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, transversal com abordagem quantitativa, onde foram coletados os dados através de questionário, durante o mês de outubro de 2012. Foram 100 entrevistadas do qual 88% realizaram os exames de pré-natal, 97% acham importante a realização de exames durante o pré-natal e os principais exames realizados são o Hemograma completo com 83%, Glicemia e VDRL ambos com 73%, Colpocitologia oncótica com 15%. Conclui-se que os exames laboratoriais durante o pré-natal são de extrema importância para a gestante, e do comprometimento dos profissionais em solicitar estes exames às gestantes. Acredita-se que adequar assistência ao pré-natal com a realização de exames laboratoriais, vê-se que às necessidades na gestante é fundamental para que esta seja esclarecida sobre os adventos da gravidez e os cuidados com seu bebê.

Biografia do Autor

Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Graduado em Farmácia pela Faculdade de Imperatriz-FACIMP. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação-INESPO e em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professor da Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC.
Alcyone de Oliveira Paredes
Farmacêutica pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Mestranda em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do Instituto Florence de Ensino Superior-IFES.
Anearlhe Cruz Almeida
Enfermeira pela Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC
Morgana Costa Campos
Enfermeira pela Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC
Mara Izabel Carneiro Pimentel
Enfermeira pelo Centro de Ensino Universitário do Maranhão-UNICEUMA. Mestranda em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do UNICEUMA.
Stelma Regina Sodré Pontes
Enfermeira pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do Instituto Florence de Ensino Superior-IFES.
Publicado
29-09-2013
Como Citar
1.
Firmo W, Paredes A, Almeida A, Campos M, Pimentel M, Pontes S. Perfil dos exames laboratoriais em gestantes atendidas no Centro de Saúde de Lago Verde, Maranhão, Brasil. JMPHC [Internet]. 29set.2013 [citado 19out.2019];4(2):77-6. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/173

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##