Dengue: reflexões sobre a incidência da doença no município de Palmares, Pernambuco no pós-enchente (2010, 2011)

Autores

  • Elany Bezerra da Silva Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernambuco
  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v3i2.147

Palavras-chave:

Saúde Pública. Dengue. Aedes aegypti.

Resumo

O artigo em tela revela a importância de um ambiente equilibrado no tocante à saúde ambiental e consequentemente trata de questões relacionadas à saúde pública. Os  eventos desencadeados através de desequilíbrios ambientais afetam diretamente à saúde da população, propiciando um ambiente suscetível a diversas doenças vetoriais.  Tem-se como objetivo analisar a incidência de casos de dengue na cidade dos Palmares, refletindo sobre o surgimento dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, catalizados no contexto pós-enchentes. Foram realizadas pesquisas, a partir da coleta de dados dos casos de dengue nos últimos dois anos e entrevistas com a comunidade dos bairros mais afetados pelas enchentes no município. A partir dos dados levantados, constatou-se que devido à situação calamitosa que a cidade se encontra, com casas, prédios e locais públicos abandonados sem manutenção agregados ao montante de lixo espalhado pela cidade, surgiram novos criadouros potenciais do mosquito Aedes aegypti, dessa forma a comunidade se tornou vulnerável às doenças de circulação hídrica, em especial a dengue, que vem causando transtornos à saúde coletiva da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elany Bezerra da Silva, Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernambuco

Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernambuco

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade de São Paulo

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com enfase em Gestão e Politicas Ambientais pela UFPE(2009); Doutorando em Geografia Humana pela USP (Início 2011); Aluno Pesquisador do grupo Sociedade Natureza - NEXUS (UFPE/CNPq) - 2002 - 2012; Colaborador do Grupo Territorio (Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín - Colombia). Possui experiência de pesquisa e docência nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano, Obsolescência do Espaço Urbano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

06-01-2013

Como Citar

1.
da Silva EB, da Cunha Nóbrega PR. Dengue: reflexões sobre a incidência da doença no município de Palmares, Pernambuco no pós-enchente (2010, 2011). J Manag Prim Health Care [Internet]. 6º de janeiro de 2013 [citado 28º de março de 2024];3(2):106-13. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/147

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.