Epidemiologia do câncer no município de Catalão, Goiás, Brasil

  • Eduardo Luzia França Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Dayane Eusenia Rosa ICBS/UFMT.
  • Carlos K. B. Ferrari Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Adenilda Cristina Honorio-França ICBS/UFMT

Resumo

Objetivo: caracterizar a prevalência de câncer no município de Catalão, Estado de Goiás, Brasil. Metodologia: os dados utilizados foram fornecidos, com a permissão por escrito, pela Secretária de Saúde do Estado de Goiás. As fontes de pesquisa foram o Sistema de Informação de Mortalidade, o Sistema de informação em Saúde, a Superintendência de Políticas e Atenção Integral a Saúde, a Secretária Estadual de Saúde e o DATASUS do Ministério da Saúde. Resultados: constatou-se que a maioria dos casos acometeu pessoas do sexo masculino, com faixa etária acima de 60 anos, e atingiu preferencialmente órgãos do sistema digestório e respiratório. As doenças neoplásicas localizadas no trato respiratório e na genito-urinário feminino tiveram um aumento significativo, enquanto que as notificações para a forma benignas da doença diminuíram. Conclusão: o estudo foi fundamental para melhor conhecer a epidemiologia do câncer no município e planejar ações de prevenção e manejo dos serviços de saúde em Catalão.

Biografia do Autor

Eduardo Luzia França, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Prof. Adjunto III do ICBS/UFMT;Pós-doutorado pelo Instituto de Biociências UNESP/Botucatu (SP).
Dayane Eusenia Rosa, ICBS/UFMT.
Farmacêutica pelo ICBS/UFMT;Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (SP).
Carlos K. B. Ferrari, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Prof. Adjunto do ICBS/UFMT.
Adenilda Cristina Honorio-França, ICBS/UFMT
Profa. Adjunta III do ICBS/UFMT;Diretora do ICBS/UFMT;Pós-doutora pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP/Botucatu (SP).
Publicado
08-06-2012
Como Citar
1.
França E, Rosa D, Ferrari C, Honorio-França A. Epidemiologia do câncer no município de Catalão, Goiás, Brasil. JMPHC [Internet]. 8jun.2012 [citado 21jul.2019];3(1):34-2. Available from: http://jmphc.com.br/jmphc/article/view/115